Você conhece os benefícios de ter uma cidadania europeia? Ela vai muito além de ter direito a tirar férias prolongadas nos países do continente europeu, podendo oferecer muito mais vantagens do que muitos brasileiros imaginam.
A cidadania europeia é um grande desejo que muitos almejam ter, principalmente pelos benefícios que ela oferece ao cidadão. A partir dessa documentação, você terá vantagens e oportunidades únicas, além da chance de viver na Europa o tempo que quiser.
Com isso, a seguir, vamos explorar os 5 principais benefícios de ter uma cidadania europeia. Confira!
Menu de Navegação
5 benefícios de ter uma cidadania europeia
1. Viagens sem restrições dentro da União Europeia
Com a sua cidadania europeia, você terá direito a viagens sem restrições dentro da União Europeia, podendo ficar o tempo que desejar e ainda ter acesso a outros benefícios que cidadãos europeus possuem direito nestes países.
Essa é uma das grandes vantagens quando falamos de ter uma cidadania europeia, afinal, ela te dá a liberdade de viajar pelos países da União Europeia sem prazo de volta.
Você poderá explorar os países e suas cidades históricas, assim como a diversidade cultural e geográfica de boa parte da Europa, sem precisar ter um visto para isso ou passar por processos burocráticos.
Você pode viver em um desses países da UE, passar o fim de semana em Paris, ir para a Itália nas férias e muito mais. Certamente, não faltarão belezas naturais e históricas para conhecer!
2. Acesso facilitado à educação de qualidade
Outra grande vantagem é que você terá acesso facilitado à educação de qualidade, sendo uma incrível oportunidade de receber uma educação realmente boa em várias das grandes instituições europeias.
Tendo a possibilidade de estudar em grandes países, como Alemanha, Holanda, Itália, dentre outros, é possível ter acesso a programas acadêmicos renomados e de excelente qualidade, assim como bolsas de estudos, oportunidades para realizar pesquisas e até mesmo garantir boas oportunidades assim que ingressar no mercado de trabalho.
Desde os primeiros anos de escola até o ensino superior, você terá boas instituições disponíveis para garantir uma boa educação e muitas oportunidades futuras.
Além disso, sendo considerado um cidadão europeu, você também pode ter acesso a taxas mais baixas na hora de realizar sua matrícula – se comparado com os valores para alunos internacionais.
3. Direito de morar e trabalhar em qualquer país da UE
Com a sua cidadania europeia, você terá todo o direito de morar, estudar e trabalhar nos países que fazem parte da União Europeia, afinal, você se torna oficialmente um cidadão.
Com isso, você poderá buscar oportunidades de emprego sem haver necessidade de uma permissão para isso ou um visto de residência ou trabalho.
Independente dos seus objetivos, seja estudar, morar de vez ou apenas ter experiências para sua carreira profissional, você pode buscar isso na Europa tendo a sua cidadania.
4. Possibilidade de utilizar o sistema de saúde europeu
O sistema de saúde europeu também se torna um direito seu, até porque, como um cidadão europeu, você tem direito ao sistema de saúde – que é de alta qualidade e está disponível em muitos dos países que fazem parte da União Europeia.
Você passa a ter direito a tratamento médico gratuito ou com um custo reduzido em caso de algum acidente ou doença durante o tempo que estiver na Europa.
Dessa forma, é possível viajar e viver nos países da UE com mais tranquilidade e tendo o apoio de saúde necessário para isso. O sistema de saúde europeu ajuda a proteger o cidadão, independente de onde você estiver.
5. Proteção consular e assistência em todo o mundo
Por último, mas não menos importante, temos a vantagem de ter direito à proteção consular e assistência em todo o mundo! Essa proteção é feita por meio das embaixadas e consulados desses países que fazem parte da União Europeia.
Por isso, caso se encontre em uma situação de emergência ou precise de apoio enquanto estiver no exterior, você poderá contar com o auxílio e a assistência das autoridades destes postos.
Essa ajuda pode ser útil em caso de perda de documentos no exterior, em uma crise, necessidade de repatriação, guerra, dentre outras muitas possibilidades.
Como dar início ao processo de cidadania europeia?
Se você chegou até aqui, certamente se interessou por ter a sua cidadania europeia e quer saber como dar início neste processo, correto?
Para isso, primeiro você precisa se certificar de que tem direito a esse documento, afinal, não são todas as pessoas que podem solicitar a cidadania europeia só para usufruir dos benefícios.
Tendo essa informação confirmada, você precisará da devida orientação para cumprir todos os requisitos, cumprir os prazos e realizar o pagamento das taxas corretamente.
De modo geral, este processo pode variar de acordo com o país, onde cada um terá seus próprios requisitos, idioma e cultura. Mas o básico padrão envolve ter uma residência legal por um período específico de tempo, comprovar que possui finanças estáveis, conhecimento do idioma, da cultura e história dos locais.
É muito importante que você busque por orientação jurídica especializada para que você garanta que todos os requisitos sejam devidamente cumpridos e os procedimentos também.
Além disso, é importante estar preparado para investir o seu tempo e dinheiro neste processo, pois ele costuma ser demorado e terá um custo. Em alguns casos, pode levar anos para ser concluído!
Traduza os seus documentos com a Sworn Translation!
Para conseguir a sua cidadania europeia, você precisará contar com documentos devidamente traduzidos e juramentados. Para isso, precisará de profissionais especializados e uma equipe responsável por todo esse processo.
A Sworn Translation tem o serviço que você precisa para traduzir os seus documentos da melhor forma, seguindo todas as normas e regulamentações do país de destino. Entre em contato conosco e saiba mais!