Como tirar o visto para estudar nos estados unidos?

visto de estudante nos EUA

 

A busca por estudos fora do país tem aumentado cada vez mais com o passar dos anos. De acordo com a Brazilian Education and Language Travel School (BELTA),  365 mil brasileiros foram para o exterior com o intuito de realizar um intercâmbio.

O relatório do ano passado, 2019, ainda não foi divulgado, mas os especialistas acreditam que o número de brasileiros tenha ultrapassado 400 mil estudantes. 

O principal motivo para realizar um intercâmbio costuma ser a busca por uma maior fluência em determinada língua, nesse caso o inglês, além da oportunidade de vivência no exterior, que muitos especialistas acreditam ajudar na hora de conquistar um emprego.

Outro motivo para a realização de um intercâmbio é conviver e aprender mais sobre uma nova cultura, e assim conhecer um novo estilo de vida, e, dependendo do programa escolhido, trabalhar em outro país. Em média, os cursos de intercâmbio têm duração de 1 mês até 12 meses. 

Um dos principais países que atraem estrangeiros para realizar programas de intercâmbios é os Estados Unidos. Ao todo, são mais de 4 milhões de instituições disponíveis para o recebimento de intercambistas de todo o mundo. 

A língua inglesa é outro fator que atrai os estudantes. Esta é a língua mais falada do mundo e muitas empresas exigem o inglês como requisito na hora do processo seletivo de contratação.

Como funciona o visto de estudante nos EUA?

O visto de estudante é destinado para todos aqueles que pretendem viajar com o intuito de estudar em uma universidade ou em qualquer outra instituição de ensino. 

Para conquistar este visto, é preciso que a instituição de ensino envie um documento que comprove sua matrícula e uma carga horária mínima de 20 horas de aulas semanais. Caso o curso apresente uma carga horária menor, o governo entende que o principal intuito é o lazer, emitindo assim o visto de turismo.

É necessário também que o requerente do visto de estudante forneça uma comprovação financeira que garanta condições de permanência no país, por meio de recursos próprios ou por meio de um responsável.

É fundamental que essa comprovação seja feita sem que haja a necessidade de trabalhar no país. 

Após a finalização do curso, o estudante terá um tempo para retornar ao país de origem.

Como tirar o visto de estudante EUA?

Logo que vamos viajar para os Estados Unidos com a finalidade de estudar, precisamos nos perguntar como tirar o visto de estudante EUA. Sem o visto, não será possível viajar ao país, portanto, é um documento de extrema importância. 

O processo de solicitação e emissão do visto pode ser demorado e é bem burocrático, pois é necessário o preenchimento de formulários, o envio de documentos e a realização de entrevistas on-line e presenciais.

O primeiro passo é ser aceito por uma instituição de ensino. Nesse caso será necessário enviar documentos pessoais e escolares, que deverão passar pelo serviço de tradução juramentada.

Para quem desconhece, a Tradução Juramentada é o processo de tradução que garante que um documento tenha validade em outro país.

Caso você queira saber mais sobre o processo de Tradução Juramentada, clique aqui agora mesmo e leia nosso artigo sobre! Se preferir, você pode entrar diretamente em contato com a ST Traduções através dos nossos canais de comunicação.

Os documentos também podem precisar do serviço de apostilamento de Haia. Para saber mais sobre o que é este serviço, clique aqui e leia o nosso artigo!

Após o envio dos documentos (devidamente traduzidos) e a aprovação, o solicitante deverá preencher um formulário e realizar o pagamento do SEVIS, que possui o valor de 200 dólares.

Após o pagamento, deverá o solicitante fazer a inscrição no site e requisitar o vídeo e, assim,  possivelmente ele será chamado para uma entrevista.

São poucos os casos que o visto de estudante é negado devido ao contato que as instituições possuem com os consulados.

Para solicitar um orçamento agora mesmo e sem compromisso, preencha o formulário abaixo que em breve retornaremos a sua solicitação!

Quanto tempo demora para tirar o visto de Estudante nos Estados Unidos?

Como dissemos no tópico anterior, devido a toda burocracia e o envio de documentos, o maior questionamento do requerente gira em torno de quanto tempo demora para tirar o visto de estudante dos Estados Unidos.

O processo em si, após a realização da entrevista no consulado para a solicitação do visto, demora aproximadamente 15 dias úteis. O envio do visto pelos correios pode levar 4 semanas.

O processo é cansativo e bastante burocrático, mas quase sempre apresenta um resultado positivo ao estudante que irá viajar.

Qual a validade do visto de estudante EUA?

O visto de estudante EUA terá sua validade de acordo com o período que o seu intercâmbio possuir. Geralmente, o intercambista ganha, após a conclusão do curso, alguns dias ou semanas para aproveitar um pouco.

Caso o seu curso tenha 9 meses de duração, a probabilidade do visto ter duração de 11 meses é alta, sendo 9 meses para a realização do curso e mais 2 meses de grace period – período esse para que o estudante possa aproveitar o país, tirar umas férias antes de embarcar de volta ao país de origem.

O visto estudante EUA possui uma vantagem em relação aos outros: extensão. Caso o intercambista queira esticar o seu tempo no país, o processo será super rápido e não exigirá tanta burocracia como no processo de solicitação.

Atenção!

Todo o processo de matrícula para uma instituição deverá ser feito no Brasil, sendo obrigação do aluno frequentar a escola por no mínimo 20 horas semanais. Em caso do não cumprimento, o visto de turismo será entregue no lugar do de estudante e esse só poderá ficar por seis meses no país.

Quanto custa o visto de estudante para os EUA?

A solicitação do visto de estudante para os EUA possui valores consideráveis, ainda mais com a alta do dólar nos últimos meses.

A primeira taxa a ser paga será a MRV (Taxa para solicitação do Visto Americano), que possui o valor de 160 dólares. Em reais, este valor se aproxima de R$ 880.

A segunda taxa a ser paga é a taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), que possui o valor de 200 dólares. Em reais, este valor é de aproximadamente R$ 1100.

É importante ficar atento, pois em caso de recusa do visto ou de desistência, as taxas não são reembolsáveis. No caso de recusa do visto, será necessário fazer uma nova solicitação.

Também será necessário garantir um orçamento com os serviços de tradução juramentada. Para saber mais sobre, entre em contato com a empresa agora mesmo através do nosso telefone: (11) 4318-7828.

Para resumir

Neste artigo, foi possível ler e entender sobre como funciona o visto de estudante EUA e o passo a passo para fazer a sua solicitação. De acordo com os dados do governo, o visto de turismo e o visto de estudante são os mais solicitados pelos brasileiros.

Uma das etapas para a dar continuidade ao processo de solicitação, principalmente no de estudante no momento de envio de documentos, é o serviço de tradução juramentada. 

Este serviço, como informado, é o que garante que o documento tenha validade no país. Em alguns casos, pode ser necessário ainda o serviço de apostilamento de Haia.

Você poderá realizar esse serviço com a ST Traduções por alguns motivos:

  1. A empresa conta com tradutores com experiência de mais de 30 anos e ainda por cima oferece o melhor custo-benefício do mercado. 
  2. A empresa também oferece ao cliente a possibilidade de negociação de prazos para um melhor atendimento e experiência. 
  3. Todo o serviço poderá ser feito de maneira online, sem a necessidade de ir presencialmente a empresa.
  4. A ST Traduções possui o melhor custo benefício do mercado, se destacando das demais concorrentes.

Para seguir com o atendimento online, os seus documentos podem ser enviados para a ST Traduções pelo e-mail comercial@traducaojuramentadast.com.br ou via WhatsApp no número: +55 (11) 94022-6728. Você também pode entrar em contato conosco através do nosso telefone fixo: (11) 4318-7828.

A digitalização dos documentos pode ser feita tanto em uma multifuncional quanto no aplicativo Cam Scanner (disponível nas lojas de aplicativo Google Play, Apple Store e Windows Store), que permite a digitalização pelo próprio celular.

Entre em contato agora mesmo com a empresa e solicite o seu orçamento sem qualquer compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *