Como tirar Green Card?

Como tirar o green card 2021

Se o seu desejo é saber mais sobre o que é o Green Card e como você pode solicitá-lo, saiba que você está no lugar certo. Neste artigo da ST, você irá saber tudo sobre o Green Card: o que é, como funciona, quais são os tipos, como obter, e qual é o tempo e o valor de emissão do Green Card.

O desejo de mudança para um outro país é muito comum, principalmente em momentos de crises e incertezas econômicas. Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores estimou que aproximadamente 1 milhão de brasileiros vivem nos Estados Unidos, número que faz do Brasil o país com o maior número de nativos no país americano.

Este número possivelmente aumentará nos próximos anos. Em média, o aumento de um ano para o outro do número de pedidos de Green Card é de 25% a 30%, segundo o Travel.State.Gov (Departamento de Estado Americano), em parceria com a consultora Elite International Realty.

Além da economia, outro fator que atrai brasileiros a mudarem para os Estados Unidos é a mudança de emprego, causada por transferências e oportunidades e a possibilidade de investimentos.

 

O que é Green Card?

Neste tópico, você terá uma explicação completa do que é o Green Card e os motivos de muitos cidadãos não-americanos desejarem tanto este documento. 

O Green Card (Cartão Verde, em tradução livre) é um cartão que garante ao estrangeiro morar nos Estados Unidos. Através dele, o imigrante tem a possibilidade de trabalhar no país americano. 

Nos Estados Unidos, o Green Card é conhecido como US Permanent Resident Card (Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos) e é um visto concedido pelo governo americano que garante a possibilidade de moradia, trabalho e pagamento de impostos. O portador deste documento ainda pode trabalhar em qualquer região e ter estudos por preços mais acessíveis em comparação ao preço oferecido a estrangeiros.

O Green Card é um visto permanente e diferente dos outros, ou seja, você pode ficar no país americano de modo definitivo, enquanto os outros vistos dão o direito de permanência por um período determinado por ano, como três meses a cada seis meses, por exemplo.

Sua única restrição é em relação a um provável período de ausência dos Estados Unidos. O portador do Green Card não pode ficar mais de um ano no exterior, pois como O Green Card é um visto permanente, o governo entende que seu portador deseja fixar residência nos Estados Unidos.

Segue abaixo uma lista com todos os direitos e deveres dos portadores do Green Card:

  • Pagamento de impostos estaduais e federais aplicáveis;
  • Homens de 18 a 25 devem se registrar junto ao Serviço de Seleção;
  • Bom caráter moral e requisitos de presença física;
  • Possibilidade de viver e trabalhar em qualquer lugar dos EUA;
  • Totalmente protegido por leis locais, estaduais e federais do país americano;
  • Acesso ao sistema educacional de classe mundial;
  • Acesso a uma assistência médica de classe mundial;
  • Viajar para fora dos EUA (desde que com autorização e documentação adequada, além de informar um prazo de retorno estipulado);
  • Opção de obter a cidadania dos EUA;

Cidadania Americana

O Green Card, por mais que seja parecido, é diferente da Cidadania Americana. A cidadania garante ao estrangeiro os mesmos direitos de um cidadão norte-americano, como se eleger para cargos públicos, participar de eleições e o recebimento do auxílio do governo em caso de necessidades a uma viagem ao exterior.

Outra grande diferença entre os dois é que a cidadania americana pode ser passada para os filhos, diferente do Green Card que não oferece essa possibilidade. O passaporte americano também é outra diferença: somente quem possui cidadania tem o direito de portar o passaporte americano.

O cidadão americano também possui mais liberdade do que o portador do Green Card, pois estes precisam avisar ao governo que irão se ausentar dos Estados Unidos por determinado tempo, algo não requerido para o  cidadão americano.

Mas calma, é possível que o portador do Green Card se torne um cidadão americano? A resposta é sim! Se o portador atender a todos os requisitos, como, por exemplo, morar nos Estados Unidos por pelo menos cinco anos e ter um casamento com um norte americano por mais de três anos, ele pode entrar com o pedido de cidadania.

Como funciona o Green Card?

O Green Card funciona como um visto 100% permanente, ou seja, você pode fixar residência no país ao invés de ficar somente 180 dias como permitido pelo visto de turismo. O documento ainda garante que o portador possa trabalhar e pagar impostos, além de solicitar a cidadania americana.

O Governo Americano sempre olha com bons olhos para todos aqueles que são portadores do Green Card, principalmente quando esses precisam de um suporte. Os portadores deste visto ainda podem estudar em ótimas escolas, ter planos de saúde, mais segurança e conquistarem um ótimo emprego.

Quais são os tipos de Green Card?

Ao falar em Green Card, poucas pessoas sabem que ele é dividido em quatro categorias. Confira agora quais são os tipos de Green Card:

Parentesco

Todos aqueles que são parentes de norte-americanos ou residentes legais do país podem conquistar o Green Card após um período. O pedido deverá ser feito por este parente e o tempo para ficar pronto pode levar até oito anos.

Para fazer a solicitação será necessário a participação de um co-fiador, que será o responsável por patrocinar a ida do imigrante.

Investimento

O visto EB-5 é o visto mais cobiçado por todos os estrangeiros. Este tem como finalidade investimentos e geração de emprego, além de permitir que seu portador possa morar no país.

O valor para a emissão deste visto pode chegar até US$ 1,8 milhão. Devido a crise, o aumento do preço chegou a 80% em relação a anos anteriores. É importante frisar que o portador deste visto precisa gerar pelo menos dez empregos no país por dois anos a partir da data de emissão.

Para realizar a solicitação, é necessário fazer um investimento em um negócio já existente em uma empresa que é licenciada pelo governo americano e que faz parte da captação desta ação ou montar um novo negócio, algo que irá requerer maior burocracia e tempo.

Após realizar todos os trâmites, o requerente poderá fazer a solicitação do Green Card, que poderá levar até dois anos para ficar pronto. 

Trabalho

O visto HB-1 é destinado para todos aqueles profissionais que possuem formação acadêmica ou uma experiência de trabalho que equivalha a um curso bacharelado. Este último funciona caso o solicitante não tenha um diploma e tenha trabalhado por três anos equivalentes a um ano de estudo de bacharelado.

Além de cumprir estes requisitos, o solicitante do visto deverá ter fluência em inglês e possuir um representante empregador. O visto só é emitido caso a empresa comprove que não exista nenhum outro americano capaz de cumprir a determinada função.

Com a contratação do estrangeiro, esse passa a ter direito ao Green Card. 

Outro visto capaz de dar direito a portar o Green Card é o L1, que tem como principal destino trabalhadores que foram transferidos de empresas multinacionais com sede nos Estados Unidos. Para este visto ser válido, este funcionário precisa estar pelo menos 1 ano consecutivo na mesma empresa nos últimos três anos.

Casamento

Também é possível ser portador do Green Card através do casamento. 

Para aqueles que vão se casar com um cidadão americano e a cerimônia ocorrerá nos Estados Unidos, será necessário portar o visto K-1. Este visto, diferente do B1, por exemplo, garante que o portador do visto tenha a real intenção de imigração.

Vale dizer que é crime realizar um casamento de fachada com o intuito de residir e conquistar o Green Card.

Loteria

É possível também conquistar o Green Card através da sorte. Prepare o seu pé de coelho e o seu trevo! 

Todos os anos, o governo realiza uma loteria que confere o Green Card para um determinado número de pessoas estrangeiras. Para participar, deve-se levar toda a documentação requisitada e, em caso de aceitação, a família inteira deverá providenciar a mudança ao país em seis meses.

Infelizmente, o governo entende que existem muitos brasileiros morando nos Estados Unidos e, por isso, cidadãos brasileiros não podem mais se candidatarem.

Como obter o Green Card nos Estados Unidos?

Para obter o Green Card nos Estados, será necessário cumprir uma série de etapas:

A primeira delas é saber se você se encaixa em todos os requisitos e entrar com uma solicitação no Serviço de Imigração (USCIS). Com isso, você fará o preenchimento de um formulário, de acordo com a categoria:

  • Form I-l130 refere-se aos vínculos familiares; 
  • Form I-l140  destina-se aos empregadores;
  • Form I-l526 aos empreendedores;
  • Form I-l360 destina-se aos imigrantes;
  • Programas humanitários se isentam do preenchimento dos formulários.

Em seguida, será necessário aguardar a aprovação. Após ela sair, deverá o solicitante realizar o pagamento de todas as taxas e o envio da documentação. 

Nesse momento, poderá ser solicitado o serviço de tradução juramentada: processo de traduzir um documento estrangeiro para que esse tenha validade no Brasil, ou, o inverso, para que um documento nacional tenha validade no exterior.

Para saber mais sobre o serviço de Tradução Juramentada, clique aqui!

Outro passo que pode ser solicitado é o Apostilamento de Haia: serviço que tem como finalidade permitir que um documento público nacional seja reconhecido em um país estrangeiro.

Para saber mais sobre o serviço de Apostilamento de Haia, clique aqui!

Após todos esses trâmites, o solicitante passará por uma entrevista. Passando por essa entrevista, o documento que chegará até o solicitante é o Visa Packet, documento que conterá informações sobre o processo de solicitação do Green Card.

O documento será entregue no endereço informado no formulário, endereço este que deverá ser o de sua residência nos Estados Unidos.

Quanto tempo demora para obter o Green Card?

O tempo necessário para obter o Green Card é muito variável, não possuindo um prazo fixo. Muitos fatores definem o prazo, como a categoria escolhida e o número de pedidos recebidos no mesmo período, por exemplo.

Obter o Green Card através do visto EB-5 pode levar mais de um ano, pois a petição I-526, que é referida como EB-5, leva até oito meses para ser julgada pelo USCIS.

Posteriormente, o processamento do Green Card será feito pelo Departamento de Estado através do Consulado Americano ou da embaixada. Em média, todo o processamento leva de quatro a dez meses.

Sempre é aconselhado seguir o processo com um advogado com o objetivo de agilizar todo o processo. Alguns casos podem levar até cinco anos para finalização.

Quanto custa para aplicar o Green Card?

Quanto custa para aplicar o Green Card
Quanto custa para aplicar o Green Card

Para sabermos o valor exato para aplicar o Green Card, devemos analisar todos os trâmites e os gastos.

Advogado, entrada com processos, a categoria do seu Green Card, pagamentos de taxas solicitadas pelo Serviço de Imigração, tudo isso influenciará diretamente no valor. Em média, o custo para aplicar o Green Card é de US$ 10 mil a US$ 25 mil.

A ST Traduções, especializada em Tradução Juramentada poderá ajudar você com os serviços de Tradução Juramentada e de Apostilamento de Haia. A empresa conta com tradutores com experiência de mais de 30 anos e também oferece o melhor custo-benefício do mercado. A empresa ainda oferece ao cliente a possibilidade de negociação de prazos. 

Além disso, todo o serviço pode ser feito de maneira online, sem a necessidade de deslocamento até a empresa.

Os seus documentos podem ser enviados para a ST Traduções pelo WhatsApp: (11) 94022-6728  ou e-mail: contato@traducaojuramentadast.com.br

A digitalização pode ser feita tanto em uma multifuncional quanto em um aplicativo chamado Cam Scanner (disponível no Google Play, Apple Store e Windows Store), que permite fazer a digitalização pelo próprio celular.

Entre em contato agora mesmo com a ST Traduções e solicite um orçamento sem qualquer compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *