Validação de diploma: Como validar o seu diploma estrangeiro no Brasil em 5 passos

Aprender como validar o seu diploma estrangeiro no Brasil poderá lhe proporcionar muitas oportunidades de trabalho no país.

Cada dia que se passa mais profissionais estão em busca de se qualificarem internacionalmente, onde esses indivíduos estão na busca por expandir suas vidas profissionais e acadêmicas.

Com um diploma válido no Brasil, é possível conseguir boas oportunidades de trabalho na área, assim como realizar outros estudos, como um mestrado ou doutorado. Isso é muito comum até mesmo para brasileiros, que buscam se formar no exterior e voltam para viver e trabalhar em seu país de origem.

A partir de 5 passos, é possível compreender como essa validação ocorre e, dessa forma, poder usufruir dos benefícios deste processo. A seguir, vamos conferir o que é a validação de diploma, por que ela é necessária e os passos para fazê-la.

O que é a validação de diploma e por que ela é necessária?

A validação de diploma se trata de um procedimento que é obrigatório para todos que tiverem seu diploma emitido no exterior, ou seja, estudaram fora e desejam continuar os estudos ou trabalhar no Brasil.

Através deste procedimento, é possível garantir que o diploma que foi adquirido no exterior está dentro dos padrões adotados no Brasil, assegurando a legitimidade e equivalência deste documento emitido fora do país.

Objetivos da validação de diploma

Os objetivos da validação de diploma no Brasil estão relacionados com a integração e o reconhecimento internacional das qualificações acadêmicas, garantindo a promoção da mobilidade acadêmica e profissional.

Contudo, o principal objetivo é garantir que este profissional, que se formou em outro país, tenha o conhecimento e as habilidades que diz ter aprendido no exterior. Dessa forma, é seguro que eles atuem no Brasil com este documento como garantia.

Os benefícios e as exigências da validação de diploma

Ao validar seu diploma no Brasil, poderá contar com diversos benefícios. Mas, também há exigências para essa validação.

Benefícios

Entre os benefícios, temos a possibilidade de ampliar suas oportunidades de trabalho, afinal, haverá um diploma válido em dois países diferentes – ou mais.

Além disso, é a oportunidade de atuar em cargos onde é exigido uma formação específica, assim como também poderá contribuir para que o país se desenvolva através desses conhecimentos que foram adquiridos em um outro país – muitas vezes, com práticas diferentes, novos jeitos de ensinar, mais recursos, etc.

Exigências

Quanto às exigências, elas existem e serão necessárias para conseguir obter os benefícios. Para atendê-las, é necessário cumprir com as exigências presentes no procedimento – como a escolha de uma instituição de ensino do Brasil, além da análise dos documentos, realizar a tradução juramentada e demais requisitos que podem ser adicionados dependendo do tipo de diploma.

Quais são os passos para validar o seu diploma estrangeiro no Brasil?

Agora que você já compreende o que é a validação de diploma, para que ela serve e seus benefícios e exigências, vamos conferir os 5 passos que serão necessários para conseguir essa validação do seu diploma estrangeiro no Brasil.

O passo 1: Escolher a instituição de ensino superior brasileira que oferece o curso equivalente ao seu diploma estrangeiro

O primeiro passo a se tomar é realizar a identificação de qual instituição de ensino superior no Brasil conta com um curso que seja equivalente ao diploma que foi obtido no exterior.

Esse processo é simples e poderá ser feito facilmente com pesquisas online, assim como poderá entrar em contato com os órgãos educacionais ou fazer uma consultoria especializada.

Atente-se para a instituição escolhida, afinal, ela deve ser reconhecida e ser apta a realizar esse processo de validação.

O passo 2: Solicitar a análise documental e a tradução juramentada do seu diploma estrangeiro

No segundo passo, com a instituição já tendo sido escolhida, se iniciará, de fato, o processo de solicitação de uma análise documental e também a tradução juramentada – ideal para contar com um diploma traduzido que seja oficial.

Atenção a esta etapa, pois ela irá requerer muita atenção e tempo. Por ser uma parte fundamental do procedimento, o ideal é contar com profissionais especializados e que irão ajudar a ter sucesso no processo.

Por exemplo, sem a tradução juramentada, seu diploma poderá não ser válido no Brasil, mesmo com todo o procedimento de validação tendo sido feito.

O passo 3: Aguardar o parecer da instituição de ensino superior brasileira sobre a validação do seu diploma estrangeiro

No terceiro passo, será preciso aguardar o parecer da instituição de ensino superior brasileira sobre a validação do seu diploma estrangeiro.

Após ter enviado os documentos corretamente, esperar será necessário. Certamente, este processo levará um tempo considerável, por isso, é importante haver paciência e, claro, tempo disponível para essa espera.

O ideal é fazer o procedimento com bastante antecedência, para não haver imprevistos. Fique atento ao processo, pois poderão ser solicitadas novas informações.

O passo 4: Cumprir as eventuais exigências complementares da instituição de ensino superior brasileira

No quarto passo, é importante estar preparado para possíveis exigências feitas pela instituição de ensino brasileira, pois elas poderão surgir.

Em alguns casos, podem ser necessários estágios, realizar algum curso complementar ou outros tipos de atividades que irão garantir um complemento importante em sua formação para atuar no Brasil.

O passo 5: Obter o certificado de validação do seu diploma estrangeiro

No quinto e último passo, com o procedimento tendo sido concluído e todas as exigências sido atendidas, você poderá, enfim, ter acesso ao seu certificado de validação de diploma estrangeiro no Brasil.

A partir deste momento, você terá seu diploma validado no país e ele será muito importante para a comprovação da equivalência de sua formação. Com isso, estará apto a atuar no país, seja para trabalho ou estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *