Será que você tem direito à cidadania espanhola? Muitos brasileiros possuem descendentes europeus, e a cidadania espanhola pode ser uma realidade para muitos que buscam saber mais sobre suas origens.
Esse é um privilégio que irá garantir uma série de benefícios para você, principalmente se tiver o desejo de morar na Espanha ou ter livre circulação pelos países da União Europeia.
A seguir, vamos explorar mais sobre os benefícios e vantagens de se ter a cidadania espanhola e quais os requisitos para obtê-la. Confira.
Menu de Navegação
Benefícios e vantagens da cidadania espanhola
Antes de já partir para os requisitos e os passos para adquirir a cidadania espanhola, vale a pena dar uma conferida nos benefícios e vantagens que ela pode proporcionar.
Por exemplo, um grande destaque para os brasileiros é a possibilidade de ter livre circulação e residência na Espanha e nos demais países da União Europeia (UE).
Livre circulação e residência na Espanha e na UE
A livre circulação pela Espanha e a possibilidade de residir no país estão entre os grandes benefícios de ter a sua cidadania espanhola. Com esse documento em mãos, você pode residir, trabalhar e visitar a Espanha sempre que quiser – assim como nos demais países da UE.
Dessa forma, você terá uma mobilidade facilitada e ainda poderá usufruir de diversas oportunidades, como nos estudos, vida profissional ou até mesmo começar uma nova vida na Europa.
Quem tem direito à cidadania espanhola?
Afinal, quem tem direito à cidadania espanhola? Não é qualquer pessoa que pode solicitar esse documento, sendo necessário ter:
Descendentes de espanhóis
Ao ser descendente de espanhóis, você já poderá ser elegível para solicitar a sua cidadania espanhola. Para isso, estão inclusos os filhos e os netos de espanhóis que tenham nascido fora da Espanha.
Dependendo da geração em questão, os requisitos para emitir a cidadania podem variar, mas, em todo caso, sua ascendência espanhola deve ser comprovada através de documentos – como registros de nascimento, de casamento ou demais documentos que possam ser relevantes para a análise.
Casamento com cidadão espanhol
Outra possibilidade é se você for casado(a) com um cidadão espanhol, mas não basta ter o casamento para que essa cidadania seja liberada.
Além dele, serão solicitados outros requisitos que deverão ser atendidos para que a documentação seja liberada – como o tempo de residência que você tem na Espanha, assim como uma demonstração dos laços que foram criados com o país.
Residência legal na Espanha
Por fim, se você é um brasileiro que já vive na Espanha, legalmente, há um período longo de tempo, é provável que seja elegível para garantir a sua cidadania espanhola.
Neste caso, os requisitos de residência irão variar de acordo com a sua situação. Esses requisitos podem solicitar um período específico de anos residindo na Espanha, comprovação de que é capaz de se sustentar sozinho no país, dentre outros.
Requisitos para obter a cidadania espanhola
Para obter a sua cidadania espanhola, você precisará do seguinte:
Documentação necessária
Para solicitar a cidadania espanhola, você precisará fornecer os seus documentos da maneira certa, onde estarão inclusos a sua certidão de nascimento, de casamento (se for o caso), de residência, comprovação de renda e muitos outros.
Se os seus documentos forem brasileiros, por exemplo, será preciso realizar uma tradução juramentada para traduzi-los de uma forma que sejam válidos no idioma espanhol.
Permanência e residência na Espanha
Se a sua solicitação é de uma pessoa que já reside legalmente na Espanha, é preciso realizar a comprovação de que esse é um fato e que não houve quebra da lei ao ingressar e residir no país.
Também será solicitado a comprovação do período de tempo de residência, que poderá variar para cada situação específica. Geralmente, o tempo costuma variar entre 2 a 10 anos de residência necessária.
Exames de idioma e cultura
Outro requisito é o de exames de idioma e cultura, tendo sido aprovado em ambos. É uma maneira de demonstrar que você consegue se comunicar, trabalhar e tem o conhecimento básico sobre o país e sua história.
Além disso, é uma forma de ajudar a garantir que você será capaz de se integrar na sociedade.
Processo de solicitação da cidadania espanhola
Assim como todo processo de cidadania, que envolve tempo e muitos documentos, a solicitação da cidadania espanhola pode ser demorada e bem complexa.
Passos e procedimentos
Os passos e procedimentos necessários nessa solicitação costumam ser:
- Reunião de documentos necessários e realização da tradução juramentada;
- Agendamento de consulta da solicitação;
- Realização dos exames necessários, como de idiomas e de cultura espanhola;
- Pagamento de taxas necessárias;
- Espera da decisão final.
Tempo estimado e acompanhamento do processo
O tempo estimado pode variar de acordo com o caso. Todo o processo pode chegar a levar 2 anos a partir do momento que foi feita a solicitação até o momento da aprovação, de fato. Em média, varia entre 1 a 2 anos.
O processo pode ser acompanhado durante todo esse período através do site oficial.
Neste processo muito provavelmente você irá precisar de tradução juramentada de seus documentos e nisto a Sworn Translation pode lhe ajudar, basta entrar em contato conosco e solicitar sua cotação.