Conseguir o visto americano é o primeiro passo para visitar os Estados Unidos. Porém, muitas pessoas, por não entenderem o processo, acreditam que é complicado.
Na verdade, a solicitação do visto não é complicada, envolve a apresentação de documentos, preenchimento de formulários e a famigerada entrevista. É sobre ela que falaremos hoje em um guia sobre o que é o CASV, como é a entrevista e o que você precisa levar. Boa leitura!
Menu de Navegação
O que é o CASV?
O Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto (CASV) é o órgão em que você precisa ir antes da entrevista para o visto americano, que acontece no Consulado Americano. Geralmente é necessário ir até lá para tirar sua biometria e entregar os documentos comumente solicitados.
Nem todo mundo precisa ir até o CASV para tirar a biometria. Pessoas menores de 14 anos e maiores de 80 anos estão dispensados da biometria e também da entrevista.
Ir a esse órgão também será necessário no caso da renovação do visto americano. Se o seu documento ainda estiver válido ou vencido há menos de 48 meses, a entrevista não é necessária. Portanto, levar os seus documentos no centro de atendimento é o único passo.
Regras específicas do CASV
O CASV é um órgão bastante rígido em relação às suas normas, por isso é importante saber quais são elas.
Primeiramente, é pedido que aparelhos eletrônicos não sejam levados ou permaneçam desligados durante a permanência no local. Se quiser garantir que tudo ocorrerá corretamente, é recomendado deixar os itens em outro lugar.
Comidas e bebidas também não são permitidas no lugar. Também recomendamos não levar qualquer item desnecessário para o processo.
Apesar de não haver regras específicas sobre o vestuário, não esqueça que a visita ao CASV é um evento formal. Por isso, é indicado usar calças ou saias compridas e retirar acessórios como óculos escuros, bonés e chapéus na hora de tirar a foto. Também é recomendado evitar regatas e roupas que não cubram os ombros.
Como ir até o CASV? É necessário agendar?
Com os documentos necessários e tendo em vista as regras, você está pronto para sua visita ao CASV. O horário de atendimento do órgão acontece das 7h às 16h de segunda a sexta e do 12h às 16h no CASV de São Paulo aos domingos.
Você precisará agendar tanto a sua visita ao CASV quanto a entrevista no Consulado Americano. Lembre-se que a visita ao CASV deve ser feita antes da entrevista, mas as duas podem ocorrer no mesmo dia, a depender dos seus horários e da distância entre os dois órgãos. Nesse caso, recomendamos um intervalo de algumas horas, ao menos, entre as duas visitas.
O agendamento deve ser feito após o preenchimento do Formulário DS-160, no site oficial do Consulado Americano.
Você deverá acessar o calendário do CASV e Consulado para escolher o dia e horário disponível para seu atendimento. Além disso, se o requerente não efetuar o pagamento da taxa consular, não é possível realizar o agendamento do visto americano.
Não esqueça de escolher os órgãos mais próximos de você e agendar a visita com antecedência. No dia, é recomendado chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência.
Documentos para levar ao CASV
Serão necessários alguns documentos no dia da sua visita ao CASV. São os seguintes:
- Passaporte dentro da data de validade;
- Passaportes anteriores, se houverem;
- Documento de identificação (RG ou CNH);
- Confirmação do preenchimento do Formulário DS-160;
- Confirmação de agendamento das entrevistas tanto do CASV quanto do Consulado Americano;
- Comprovante de pagamento da taxa de solicitação;
- Foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida do solicitante, se houver alguém o representando.
Os passaportes anteriores deverão ser levados ao CASV, especialmente se em um ou mais deles houver algum visto americano expirado.
No caso da confirmação do preenchimento do formulário, pode ser impressa no final do preenchimento on-line. Assim que preenchido o formulário, você será encaminhado para a seção de revisão dos dados. Após revisá-los, a página de confirmação será aberta e a opção de imprimi-la aparecerá na sua tela.
A confirmação do agendamento das entrevistas pode ser impressa depois do agendamento, em um documento chamado “Instruções para Solicitação de Visto”.Nele estará sua confirmação de agendamento.
Documentos para tipos específicos de visto
Há mais de um tipo de visto americano a depender do seu objetivo ao viajar para os Estados Unidos. Hoje, os vistos disponíveis são:
- Visto de Turista (B-2): para viagens de lazer, visitas a amigos e parentes, ou tratamento médico;
- Visto de Negócios (B-1): para viagens de negócios temporárias, como conferências, reuniões e consultas comerciais;
- Visto de Estudante (F-1): para estudantes que desejam frequentar uma instituição educacional nos EUA;
- Visto de Intercâmbio (J-1): para participantes em programas de intercâmbio educacional e cultural;
- Visto de Trabalho Temporário (H-1B, H-2A, H-2B etc.): para trabalhadores temporários em ocupações específicas;
- Visto de Residente Permanente (Green Card): Para aqueles que desejam residir permanentemente nos EUA;
- Visto de Investidor (EB-5): para investidores estrangeiros que desejam investir uma quantia significativa de dinheiro em um projeto nos EUA;
- Visto de Trabalhador Religioso (R-1): para membros de organizações religiosas que desejam trabalhar nos EUA por um período específico.
Em alguns casos, você precisará de uma documentação específica para levar nas entrevistas, geralmente relacionada ao motivo da sua viagem. Confira abaixo quais são algumas delas:
- Visto de Turismo (B-2): você precisará do comprovante do seu seguro de saúde, além de comprovar o vínculo com seu país de origem, com documentos como comprovante de residência e itinerário de viagem;
- Visto de Estudante (F-1): você precisará levar o Formulário I-20 específico para estudantes, possíveis documentos escolares como históricos e diplomas e comprovar que tem recursos financeiros;
- Visto de Trabalho (H-1B): você precisará levar o Formulário I-797, uma carta-oferta de emprego de uma empresa dos Estados Unidos e possíveis documentos adicionais como certificados profissionais, diplomas e cartas de experiência.
Não esqueça de consultar os sites e órgãos oficiais para mais informações!